Granada, Alhambra

Alhambra de Granada é um dos lugares mais lindos da Espanha. É um extenso complexo de jardins, palácios e fortalezas que cativam o visitante, resultado de construções que foram erguidas ao longo dos séculos pelos árabes e pelos reis cristãos. Reserve meio dia para percorrer o complexo com calma. Muito importante, não esqueça de comprar seus ingressos antecipadamente, o número de visitantes permitidos dentro do complexo é limitado e os ingressos se esgotam rapidamente. A Alhambra faz parte da lista do Patrimônio Mundial da Humanidade elaborada pela UNESCO.

Na atualidade, o conjunto da Alhambra e Generalife é um dos monumentos mais visitados de Espanha. Os visitantes acedem ao complexo através da Porta da Justiça para chegarem à Praça dos Algibes. Dali é possível visitar alcáçova, uma fortaleza edificada no século XIV, onde se situa a grande Torre da Vela (Torre de la Vela), usada como controlar o acesso aos palácios e para defesa contra ataques.

A Praça dos Algibes também comunica com o acesso principal da zona residencial através da Porta do Vinho (Puerta del Vino). Esta constitui a separação entre os alcázares reales (alcáceres reais) e a chamada Alhambra Alta. Esta última era a zona onde residiam os altos dignitários granadinos. Ali se situam, entre outros, o antigo convento de São Francisco, atualmente transformado num hotel de luxo (Parador Nacional), onde estiveram os corpos dos Reis Católicos até ser construída a Capela Real.[

Os palácios reais da Alhambra, lugar de residência e administração dos reis de Granada e da sua família, são uma série de edifícios e pátios construídos durante todo o período násrida. No entanto, o primeiro edifício que se encontra, o Palácio de Carlos V , não é dessa época, tendo sido construído no século XVI onde anteriormente se situava a galeria sul do Palácio de Comares.

Entre os valores artísticos destas construções destacam-se as decorações de estuque com motivos epigráficos e geométricos que representam o expoente máximo desta técnica na Península Ibérica.[

Related Posts