Pedraza

Pedraza é uma aldeia medieval, completamente amuralhada e com uma única entrada, situada a 37 km a norte de Segóvia e a 150 km de Madrid. Em 2015 a população era de 416 pessoas, vivendo quase todas elas do turismo.

A aldeia é feita de ruelas empedradas que se contorcem e criam os recantos mais interessantes, onde podemos encontrar várias casas brasonadas, para além do castelo, da cadeia e da muralha muito bem conservada.


Pedraza se desenvolveu graças ao numeroso rebanho de ovelhas que possuía, abastecendo os mercados de lã  de Brudges e Florença. Com a crise da pecuária no séc. XIX, iniciou sua decadência, acelerada pelo despovoamento do campo que marcou o início do séc. XX. As casas foram abandonadas e foram vendidas a um preço insignificante. A situação mudou quando os próprios habitantes começaram a readquirir os imóveis e restaurá-los com a ajuda privada, cujo criterioso processo de conservação rendeu inúmeros prêmios à cidade.

No centro de Pedraza vemos a Praça Maior, uma das mais belas do país. De formato irregular, foi criada pelos senhores da vila para que pudessem contemplar de seus balcões os festejos taurinos nela realizados desde 1550, e que ainda hoje se podem presenciar.

Pedraza serviu também de cenário para vários filmes, e no mês de julho organiza-se uma de suas festas principais, o “Concerto das Velas”, que atrai a milhares de visitantes pela qualidade dos músicos e pelo grandioso espetáculo formado por 35 mil velas espalhadas pelo povoado. De noite, as luzes de públicas são apagadas, e o ambiente torna-se mágico. Na Gastronomia, destaca o delicioso Cordeiro Assado, mais um motivo para conhecer este lugar maravilhoso.

Related Posts